Se eu Ficar

51mudZE9IpL._AA160_

Livro: Se Eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 224

Para comprar o livro, clique em um dos links:  Se Eu Ficar (Amazon) / Saraiva /Americanas /Submarino / Fnac / Cultura / Buscapé

“Está tudo bem”, ele me disse. “Se você quiser ir. Todo mundo quer que você fique. Eu quero que você fique mais do que já quis qualquer coisa na minha vida.” Sua voz falha de emoção. Ele para, limpa a garganta, respira fundo, e continua. “Mas isso é o que eu quero e eu posso entender porque isso pode não ser o que você quer. Então, só quero dizer que eu entendo se você for. Está tudo bem se você tiver que nos deixar. Está tudo bem se você não quiser mais lutar.” (minha tradução)

Olá, leitores! 🙂

O livro “Se eu ficar” começa contando de uma família do Oregon que terá o dia livre, pois, por conta da neve, todos foram dispensados de suas tarefas (aulas, trabalho).

Essa família é formada pela mãe, pelo pai (antes, um punk e agora, um professor de inglês), por Mia (narradora da história) e por Teddy (irmão mais novo).

Mia toca violoncelo e namora Adam, integrante de uma banda de rock (Shooting Star) que está começando a ficar famosa.

A família, bastante unida e feliz, resolve aproveitar o dia.

E então, o carro sofre um grave acidente. Os pais morrem na hora. 😥

Mia, estranhamente, começa a ver toda a situação, vê o corpo dos seus pais e o seu próprio corpo banhado em sangue. Vê sua perna torta, com músculos e ossos expostos.

Sem saber se está morta, a jovem acompanha a chegada dos paramédicos e ouve uma delas dizer que ela está na escala 8 do coma Glasgow. Além disso, descobre que seu irmão ainda está vivo.

Assim, Mia passa a acompanhar seu corpo. Não sente nada, mas consegue saber tudo o que está acontecendo à sua volta.

Não consegue voar e atravessar paredes, mas consegue ir até a sala de espera do hospital e ver como estão seus avós, parentes e amigos.

A narrativa é em primeira pessoa, Mia vai misturando passado e presente e assim nos permite conhecê-la melhor. Bem como sua família, sua amiga Kim e seu namorado Adam.

Pelo passado, podemos perceber que Mia era uma boa menina. Estava no último ano do Ensino Médio e tinha feito uma audição para tentar ingressar em Julliard.

Também descobrimos que sua família é bastante unida e passavam por vários momentos felizes.

Sabemos que, apesar de todas as diferenças, Mia e Adam se amam, pura e verdadeiramente. ❤

Em meio às lembranças e percepção de que não tem mais família, Mia percebe que está em suas mãos decidir viver ou morrer. Ela só precisa fazer uma escolha.

Um livro lindo que me fez chorar. Um dos melhores que li em 2014.

A autora utiliza muito bem as palavras. As personagens são muito cativantes. O enredo nos prende e emociona.

Gosto desse tipo de livro em que o romance está no pano de fundo, mas a história não se prende somente a ele.

Assim que terminei a leitura, assisti ao filme. Gostei, apesar das mudanças de sempre, achei que a adaptação ficou boa, mas ele não consegue expressar toda a emoção que tem no livro. O livro nos leva a sentir a angústia, o desespero e o amor de Mia. O filme só nos permite assistir a isso.

Recomendo muito a leitura desse livro! Assim que terminei, já fui ler a continuação (“Para onde ela foi”) e semana que vem eu volto pra falar dela para vocês!

Book Trailer:

Por enquanto, fico por aqui.
Se já leu o livro, me conta o que achou. 😉
Escreva seus comentários e sugestões para os próximos posts.
Até a próxima!

5 comentários sobre “Se eu Ficar

Deixe um comentário

