Quem é você, Alasca?

41SLVFIhMlL._AA160_Livro: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2014
Número de páginas: 272
Nota no skoob: 4.3

“Tudo o que eu queria era deitar ao lado dela no sofá, envolvê-la nos meus braços e dormir. Não fazer sexo selvagem, como naqueles filmes. Nem mesmo fazer sexo. Só dormir juntos, no sentido mais inocente da expressão. Mas eu não tinha coragem e ela tinha namorado; e eu era desajeitado e ela, maravilhosa; e eu era totalmente entediante e ela, infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desmoronei no beliche de baixo, pensando que se as pessoas fossem chuva, eu seria uma garoa e ela, um furacão.”

Olá, leitores! 🙂

“Quem é você, Alasca?” foi o terceiro livro que terminei durante a Maratube Literária e gostei bastante dessa leitura.

O livro conta a história de Miles um adolescente de 16 anos que está deixando a Flórida para estudar em um colégio interno do Alabama. Ele não tem muitos amigos, adora ler biografias e tem a mania (que eu adorei) de decorar as últimas palavras que as pessoas disseram antes de morrer.

No novo colégio, Miles faz novos amigos (Coronel, Takumi, Laura e Alasca). Precisa cumprir alguns “protocolos sociais” para fazer parte do grupo, não por ser obrigado, mas para pertencer àquela comunidade. Passa a beber, a fumar e a aprontar pelo colégio. Mas tudo isso não é retratado de uma forma rebelde ou agressiva, apenas como um processo normal na adolescência. Tudo bem próximo da realidade que conhecemos.

Alasca, sua amiga, se torna seu primeiro amor. Ele fica fascinado por ela, por sua personalidade impulsiva e bipolar.

O modo como os capítulos são entitulados, guia a nossa leitura. Eles começam com 136 dias antes, 128 dias antes, 99 dias antes, numa contagem regressiva que faz com que esperemos por algum acontecimento que divida a história, uma vez que mais tarde eles passam a se chamar 1 dia depois, 2 dias depois, 10 dias depois,…

Essa divisão, se por um lado impede uma total surpresa durante a leitura, por outro nos instiga, faz com que nossa imaginação trabalhe, com que busquemos pistas ao longo da história sobre o que vai acontecer. E quando acontece, ainda assim, não estamos totalmente preparados para isso.

A narrativa em 1a pessoa, nos permite acompanhar o modo como Miles encara o “antes” e o “depois”. Suas dúvidas, são nossas também.

No final dessa edição que eu li, tem um “guia de leitura” feito pelo John Green que eu adorei! É como se tivesse a oportunidade de conversar com ele após a leitura, de entender que ela tem um pouco de autobiográfica uma vez que ele estudou em um colégio interno e também gosta de saber as últimas palavras das pessoas.

Recomendo!

Para comprar o livro, clique em um dos links: Amazon / Americanas / Cultura / Saraiva / Submarino

Por enquanto, fico por aqui. 😉
Escreva seus comentários e sugestões para os próximos posts.
Até semana que vem!

Anúncios

Um comentário sobre “Quem é você, Alasca?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s