Histórias de Canções: Vinicius de Moraes

51noIRFhg7L._AA160_Livro: Histórias de canções: Vinicius de Moraes
Autores: Wagner Homem e Bruno De La Rosa
Editora: Leya
Ano de publicação: 2013
Número de páginas: 224
Média no skoob: 4.3

“O distanciamento proporcionado pelo tempo mostra que a obra torna-se maior do que o autor. Ele escancara a máxima de sua vida: a paixão pela mulher, seja em poesia, seja em letra de música. Na poesia, Vinicius foi admirado e festejado pela sua geração e pelas seguintes, sendo o poeta brasileiro mais traduzido no mundo. Na música, unanimidade entre seus parceiros, Vinicius teria sido o letrista que mais perfeitamente encaixava as palavras, ou melhor, ainda, graças à sua musicalidade aliada à habilidade com as palavras, descobria a sílaba exata para cada nota musical, como se traduzisse o som que ela pede.”

Esse foi o quarto livro que terminei durante a Maratube Literária. Precisava ler uma biografia e eu escolhi saber mais sobre esse “poetinha” que escreveu tantas coisas que ainda me encantam.

O livro não relata toda a vida do poeta, mas sim histórias relacionadas com suas parcerias (Toquinho, Tom Jobim, Chico Buarque, Baden Powell,…) e situações que retratam como determinados textos foram produzidos (músicas e poemas).

Pelo relatos apresentados, conhecemos um pouco mais de Vinicius, uma pessoa passional, que gostava de falar tudo no diminutivo, que bebia muito, que era apaixonado por mulheres e capaz de produzir músicas como “uma máquina”. Fica claro a facilidade que ele tinha para escrever.

Seus amigos diziam que o que diferenciava Vinicius de outros poetas é que ele realmente vivia e sentia as palavras de suas poesias e músicas. “Em seus temas e versos, Vinicius não inventava um clima, uma situação alheia a ele próprio ou uma personagem. A melancolia, o despojamento, a euforia, ou a paixão, presentes em cada verso, são sua própria história.”

Apesar de trazer essas informações, achei que o livro fica muito na superfície, com histórias muito curtas e rápidas. No fim, fica uma impressão de “Só isso?! Quero saber mais!!!”.

Nesse vídeo (a partir de 1:04), eu leio a música/poema “Para Viver um Grande Amor”, feita em parceria com Toquinho. Uma letra que eu adoro!

E aqui, você pode ouvir o próprio Vinicius 🙂

Para comprar o livro, clique em um dos links: Amazon / Americanas / Cultura / Saraiva / Submarino

Por enquanto, fico por aqui. 😉
Escreva seus comentários e sugestões para os próximos posts.
Até semana que vem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s