Starters / Enders

51aeJL8+-ZL._AA160_51rKApmUnEL._AA160_Livros:  Starters / Enders
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Ano de publicação: 2012 / 2014
Número de páginas: 352 / 288
Média no skoob: 4.3 / 4.1

“Regras da Prime Destinations para Inquilinos
1. Não é permitido alterar a aparência de seu corpo de aluguel de maneira alguma, incluindo mas não limitado a, piercings, tatuagens, cortes ou tintura de cabelos, lentes de contato cosméticas e quaisquer procedimentos cirúrgicos, incluindo implantes de silicone.”

Olá, leitores! 🙂

Nessa distopia, houve uma guerra de esporos que dizimou a população adulta, pois só havia vacinas suficientes para crianças, jovens (starters) e idosos (enders).

Os Starters que não tinham avós estavam sozinhos no mundo, sem dinheiro, sem comida e tendo que fugir dos inspetores para não irem parar em instituições nas quais seriam ainda mais maltratados. Além disso, mesmo que quisessem, não podiam trabalhar, pois com a vacina, os Enders passaram a viver 200 anos e proibiram esse tipo de competição no mercado de trabalho.

Como acontece nas distopias, nos deparamos com um cenário de caos, no qual as pessoas lutam por suas vidas e carregam consigo a esperança de que as coisas podem ser diferentes e a saudade da vida que possuíam antes.

Em meio a esse cenário, temos Callie, nossa jovem protagonista e narradora, que vive escondida em um prédio abandonado com seu amigo Michael e com seu irmão Tyler, do qual prometeu cuidar, apesar de não ter recursos para isso.

Nesse desespero, ela vai a Prime Destinations. Única empresa em que uma Starter poderia trabalhar, ou quase isso. Ela está disposta a vender seu corpo. Literalmente. Durante um tempo, ela “dormiria” enquanto um Ender teria a consciência transferida para seu corpo. Assim, poderia se sentir jovem outra vez, praticar esportes, frequentar baladas, etc.

Entretanto, quando Callie aluga seu corpo, Helena, a Ender que o ocupa, não faz isso apenas por diversão, ela quer burlar o sistema, ela quer acabar com a Prime, ela quer impedir que esse processo de venda de corpos continue.

E em meio a isso, Callie retoma a consciência e ambas passam a ocupar o mesmo corpo.

Esse é só o começo de uma história que traz muitas surpresas, muita falsidade, muita tristeza, mas também muita esperança.

As únicas ressalvas que tenho com esses livros são os erros de português que encontrei ao longo da leitura (e que, realmente, me incomodam) e a facilidade com que alguns obstáculos são ultrapassados. Com uma trama com tantos problemas bem construídos, era um pouco decepcionante o modo como tudo era resolvido em poucos parágrafos.

É um livro muito interessante que cumpre seu objetivo, que eu acredito ser o da maioria das distopias, de nos fazer pensar acerca do que queremos ter ou não no futuro.

Há quatro contos gratuitos que complementam a leitura: Retrato de um Esporo, Retrato de uma Starter, Retrato de uma Doadora e Retrato de um Inspetor (falei deles aqui).

Para comprar os livros, clique nos links: Amazon / Saraiva / Submarino

Por enquanto, fico por aqui. 😉
Escreva seus comentários e sugestões para os próximos posts.
Até semana que vem!

Anúncios

Um comentário sobre “Starters / Enders

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s