Alice no País das Maravilhas


51B0G7p0SoL._SX342_

Livro: Alice No Pais Das Maravilhas E Através Do Espelho

Autor: Lewis Carroll

Ano de publicação: 1865 / 1871

 

“Então, veja só, tantas coisas estranhas aconteceram ultimamente, que Alice começou a pensar que algumas coisas muito pequenas realmente eram impossíveis.” (minha tradução)

Olá, leitores! 🙂

Li ambos os livros para um curso de Literatura Fantástica e Ficção Científica que estou fazendo pelo Coursera. A propósito, indico muito esse site para quem está interessado em fazer cursos, em diversas áreas, promovidos por faculdades internacionais. Os cursos são gratuitos e, a grande maioria, em inglês.

No curso que estou fazendo, devo ler um livro determinado por semana, escrever um texto sobre ele e conferir textos de outros alunos também. Está sendo uma ótima experiência.

Escolhi fazer a resenha desses dois, porque eles também se encaixam nos desafios de fevereiro do Skoob e do I Dare You.

No primeiro livro, Alice segue um coelho branco que diz estar atrasado. Ao cair no buraco de sua toca, acaba em um mundo repleto de fantasia onde coisas muitos estranhas acontecem.

Ao longo da história, Alice se depara com o Chapeleiro, um gato que sorri, a guarda real composta por cartas do baralho, uma rainha que adora ordenar que cortem as cabeças entre outras tantas coisas impossíveis na realidade.

Na continuação “Alice Através do Espelho”, a menina mais uma vez vai parar num mundo mágico, um grande tabuleiro de xadrez. Como quer se tornar uma rainha, ela precisa avançar oito casas para chegar ao final onde, de acordo com a regras do jogo, um peão pode virar uma rainha.

Ao longo do caminho, encontra-se com flores que falam, com reis e rainhas, com um leão e um unicórnio e com muita magia e confusão.

Alice é uma personagem curiosa, corajosa e engraçada. Enquanto, conversa consigo mesma desenvolve umas ideias e teorias muito divertidas.

Ela representa a criança e sua capacidade de imaginar e aceitar a fantasia, consegue conviver com todo o impossível com grande facilidade. Ainda assim, também para representar a criança, ela questiona coisas aparentemente simples, mas que para ela não fazem sentido nem no País das Maravilhas.

Para mim, os dois livros são retratos da infância, de como as crianças são capazes de imaginar, de entrar em mundos fantásticos e, realmente, acreditar neles. No fim do livro, a irmã mais velha de Alice pensa sobre o País das Maravilhas, mas sabe que não pode ir até lá, pois já cresceu.

O narrador, diversas vezes, conversa com o leitor para explicar melhor algumas atitudes de Alice. Juntamente com isso, as metalinguagens e jogos de palavras enriquecem ainda mais o texto.

Os dois livros exploram muito a linguagem, tanto o som das palavras, como os significados de palavras e expressões. O segundo livro está repleto de poesia e de palavras inventadas. A forma como Lewis Carroll cria e brinca com as palavras faz com que ela se torne tão importante quanto uma personagem da história.

Clássicos que valem a pena serem lidos! Histórias para reanimar um pouco a criança dentro de cada um.

Há inúmeras edições e publicações dessa história. Mas como ela é bem antiga, já é considerada domínio público e, por isso, pode ser baixada de graça, legalmente.

Eu baixei aqui e aqui em inglês (com ilustrações aprovadas pelo Lewis Carroll e seguindo a indicação dada no curso), mas você também pode comprar aqui: Amazon / Americanas / Saraiva / Submarino

Por enquanto, fico por aqui. 😉
Escreva seus comentários e sugestões para os próximos posts!
Até mais!

Anúncios

Um comentário sobre “Alice no País das Maravilhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s