A Ilha do Dr. Moreau

31Q3nbVK69L._AA160_Livro:  A Ilha Do Dr. Moreau
Autor: H. G. Wells
Editora: Alfaguara
Ano de publicação: 2012 (O livro é de 1896)
Número de páginas: 176
Média no Skoob: 4.0

“Imagine-se cercado por todos os mais horríveis monstros e maníacos que é possível conceber e você vai entender um pouco dos meus sentimentos com essas grotescas caricaturas de seres humanos ao meu redor.” (minha tradução)

Olá, leitores! 🙂

A Ilha do Dr. Moreau é um clássico de aventura e ficção científica que conta a história de Edward Prendick. Após um acidente de navio, ele é resgatado e vai parar em uma ilha na qual o Dr. Moreau está fazendo experiências envolvendo vivisecção, transformando animais em humanos.

O Dr. Moreau diz que trabalhar nas aparências é muito mais fácil do que na inteligência e afirma que ainda não conseguiu mexer nos instintos e nas emoções.

Os animais, apesar de terem uma aparência assustadora, são capazes de falar e realizar tarefas humanas. Eles repetem constantemente as leis criadas por Moreau, como não experimentar sangue, não andar nas quatro patas, não escalar árvores, etc. Se não seguirem as leis, eles são punidos. Tudo para impedir que aflorem os instintos animais.

Li o livro em inglês e a linguagem não é tão difícil quanto Drácula ou Frankenstein e nem tão fácil, mas, no geral, a leitura flui bem. A história cria um clima de tensão, pois as personagens nunca estão seguras.

A história é contada em forma de relatos/memórias escritas por Edward Prendick, que resolveu registrar sua história após voltar para Londres (já sabemos disso nas primeiras páginas).

Um enredo aparentemente simples, mas repleto de reflexões acerca do que diferencia um homem de um animal. Ao terminar o livro, a questão fica por um tempo martelando os pensamentos e acho muito bom quando isso acontece! Apesar de ser um livro antigo, a premissa é bem atual, encontramos em suas páginas críticas sobre o colonialismo, os avanços da ciência e, até mesmo, a religião.

O livro pode ser baixado (legalmente) de graça. Eu baixei aqui (em inglês).

Para comprar o livro: Amazon / Saraiva / Submarino

Por enquanto, fico por aqui.
Se já leu o livro, me conta o que achou. 😉
Escreva seus comentários e sugestões para os próximos posts.
Até mais!

Anúncios

3 comentários sobre “A Ilha do Dr. Moreau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s