Cidade dos Ossos

51azLHlOheL._AA160_Livro: Cidade dos Ossos
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano de publicação: 2013
Número de páginas: 459
Média no Skoob: 4.3

“- Fazia sentido manter a presença de Clary em segredo enquanto não sabíamos se ela iria se recuperar – disse Hodge. – Mas agora ela está melhor, e é a primeira mundana a atravessar as portas do Instituto em mais de cem anos. Você conhece as regras acerca do conhecimento de humanos sobre Caçadores de Sombras, Jace. A Clave deve ser informada.
– Exatamente – concordou Alec. – Eu poderia enviar uma mensagem ao meu pai…
– Ela não é mundana – disse Jace tranquilamente.”

O livro “Cidade dos Ossos” é o primeiro da série “Instrumentos Mortais”, composta por 6 livros. Escolhi essa leitura para cumprir o Desafio Literário Skoob 2015 (um livro que fala sobre mentira) e o I Dare You (um young adult).

Nele, Clarissa Fray (Clary) acaba se deparando com Jace, Isabelle e Alec no momento em que eles estão matando um demônio. O mais estranho é que ninguém mais pode vê-los.

Depois disso, Clary e sua mãe (Jocelyn) são atacadas por um demônio. Jocelyn é sequestrada e Clary vai parar no Instituto onde descobre que Jace e seus amigos são Caçadores de Sombras e que ela própria não é uma mundana como sempre acreditou ser.

Aos poucos, Clary descobre que toda sua vida foi baseada em mentiras que vão sendo desvendadas aos poucos. Agora, ela vai precisar de muita coragem e ajuda para encontrar e salvar sua mãe.

O livro é muito envolvente e a principal maneira de ele nos prender é trazendo uma revelação surpreendente de tempos em tempos (apesar de que, na maioria das vezes, consegui desvendar o que viria antes de ser mostrado 😉 ).

As personagens vão sendo nos apresentadas aos poucos até sentirmos que as conhecemos muito bem. A relação entre elas e a forma como se aproximam também é cativante.

Como críticas, posso apontar alguns erros de escrita ao longo do livro, alguns momentos em que me sentia sendo enrolada, pois a história não andava, e o final, ou melhor, a falta dele. Entendo que o livro faz parte de uma série, mas isso não impede que ele termine, não é mesmo?

Ainda assim, gostei bastante da leitura e fiquei triste de ter que me despedir das personagens. Ainda bem que tem mais pela frente!

Logo depois de terminar o livro, fui assistir ao filme e a experiência não foi muito boa. Até o meio estava bom, cheio de mudanças, mas mantendo a ideia central, mas no fim só conseguia me perguntar: “Por quê??”. Mudaram coisas demais!! Além disso, não gostei da escolha do elenco, principalmente o Valentim e o Jace, e tive a sensação de receber spoilers dos próximos livros. 😡

Trailer do filme:

Para comprar o livro: Amazon / Saraiva / Submarino

Agora me conta, você já leu a série? Já assistiu ao filme? Que achou? Responde aqui nos comentários!

Por enquanto, fico por aqui. 😉
Até mais!

8 comentários sobre “Cidade dos Ossos

  1. Oi, Helena!

    Olha, eu vi o filme:detestei! hahahaha
    Eu não posso ver filmes antes de ler o livro! Mas sou idiota e acabo fazendo isso! Porque quando o filme é ruim, mal adaptado, eu perco o interesse pelo livro – totalmente!
    MUITA gente fala bem dos livros, só vejo resenha positiva, mas peguei implicância! Só por causa do bendito filme!¬¬
    Mas aí vc falou que mudaram coisas de mais…oh Deus, o que fazer? hahahaha

    Beijão
    – Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    Curtido por 1 pessoa

  2. Quando li este livro, também senti que as revelações eram muito óbvias (tirando aquela sobre o Jace e a Clary, que achei horrorosa, rs).
    Li até o terceiro e até hoje não me animei em continuar. Não acho a série essa “Coca-Cola” toda que o pessoal fala, viu… Mas enfim, ótima resenha, beijos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

