Minha Mãe É Uma Peça

Livro: 51weCbGsz3L._AA160_ Minha Mãe É Uma Peça
Autor: Paulo Gustavo
Editora: Objetiva
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 150
Média no Skoob: 4.4

“Eu sou muito amiga dos meus filhos. Eu digo: ‘Meus filhos, se vocês matarem alguém, quem é a primeira pessoa que vai saber?’ Eles respondem: ‘É você, mãe.’ Quando eu contei isso pra Valdeia, ela até falou: ‘Dona Hermínia, é bom mesmo que a senhora seja a primeira pessoa a saber, porque aí já garante que não é você a vítima.’ Aí disse pra ela: ‘Tomara que a vítima não seja você também, né? Porque podia ser você, Valdeia!’ Dei logo uma resposta e mandei ela lavar a louça. Muito sonsa essa Valdeia.”

Olá, leitores! 🙂

Ganhei esse livro da minha irmã (obrigada! ❤ ) de tanto que gostei do filme de mesmo nome. Resolvi lê-lo para o Desafio Literário Skoob 2015 (livros escritos em língua portuguesa) e porque está chegando o Dia das Mães e, para mim, a D. Hermínia mostra o que toda mãe tem vontade de fazer, mas, ainda bem, nem sempre tem coragem.

O livro não traz uma história, mas sim a D. Hermínia falando de diversos assuntos: filhos, preconceito, viagem, ex-marido, vizinhos, etc. É como se ela estivesse conversando com a gente, numa linguagem bem informal, sobre suas opiniões acerca desses e outros assuntos. E para quem conhece D. Hermínia sabe o quanto suas opiniões são fortes e o quanto é divertido o jeito que ela nos conta as coisas.

11227167_808596652570582_2030074212_o

Acho indispensável ver o filme, ou conhecer a Dona Hermínia dos quadros no programa 220 volts, porque o livro é escrito exatamente do jeito que ela falaria, então se você conhece esse jeito fica mais fácil de entender as entonações do texto. Enquanto eu lia, ouvia ela falando.

Particularmente, preferi o filme. O livro é um compilado de textos (próximos de crônicas) e, naturalmente, alguns textos/temas são melhores que outros. Alguns mais engraçados que outros. Alguns um pouco repetitivos.

11241141_808596649237249_1441047950_o

Mas, no geral, é uma leitura bem tranquila e divertida. Li o livro todo bem rapidinho e foi ótimo matar a saudade dessa personagem que eu adoro!

Book Trailer:

Para comprar o livro, clique aqui: Amazon / Saraiva / Submarino

Agora me conta, você já leu o livro? Já assistiu ao filme? Que achou? Responde aqui nos comentários!

Por enquanto, fico por aqui. 😉
Até mais!

8 comentários sobre “Minha Mãe É Uma Peça

  1. Parabéns pelo vídeo, ainda não assisti o filme, e livro no momento está muito complicado, mesmo assim vou tentar assistir o filme e volto para comentar e relatar o que achei!!! Parabéns e saudades de vocês ai da Holanda !!! bjss

    Curtir

Deixe um comentário

